Quem sou eu

Minha foto
São Bernardo do Campo, São Paulo, Brazil
Irene da Rocha, 65 anos, casada, pedagoga aposentada, moderadora de diversos 'blogs', a maioria voltada ao público idoso. Idealizadora das oficinas "Cidadania na Internet", "Criar Blogs", "Criar Vídeos", "Criar Vlogs", "Fotografia Terceira Idade", "Aplicativos", "Redes Sociais", "Plataformas de Videoconferência" e "Taquigrafia", que visa estimular o idoso a exercer a cidadania na rede Internet, através de divulgações voluntárias nas redes sociais.

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

ALFABETO TAQUIGRÁFICO

As figuras apresentadas a seguir são totalmente originais, da apostila que elaborei quando realizei minha mestria.

Para melhor visualização, clicar sobre as imagens.

O alfabeto taquigráfico é dividido em quatro grupos, que compartilho a seguir, observando o sentido (direção) da seta:


Sinais retos e abertos:


Sinais retos e fechados:


Sinais curvos e abertos:


Sinais curvos e fechados:




7 comentários:

  1. Uma viagem ao túnel do tempo, minha irmã! Me fez lembrar das minhas aulas no Técnico de Secretariado.
    Boa ideia um blogue sobre o assunto! Assim, memorizo o que aprendi há anos...
    Beijos
    Yolanda

    ResponderExcluir
  2. Meu pai sabia e utilizava esta escrita enquanto secretário de uma entidade. Nós não entendíamos absolutamente nada, mas era instigante. Quem sabe aprendo agora, não é? Vou procurar seguir as postagens.
    Abraço!
    Sonia

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelos comentários. Com certeza a viagem ao túnel do tempo resgata muita coisa boa que podemos retomar, aprender e compartilhar. Beijos em seus corações!

    ResponderExcluir
  4. Olá! Estou inciando um Curso de Taquigrafia ( autodidactamente pelo Sistema Samuel Taylor), porém é desanimador verificar a variedade de métodos existentes. Qual serei o mais recomenado pra Concurso Público? Qual o mais difundido? Gostaria de manter contato se possível. Ok? Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perdão a demora, estava afastada deste blog. Qualquer método pode ser utilizado, desde que haja muito treinamento. Boa sorte e sucesso!

      Excluir
  5. Olá,Gostaria de aprender sobre o método para utilização em anotações acadêmicas e palestras em geral. Há muitos anos, em um curso de secretariado, aprendi estenografia. é a mesma coisa? Qual seria a melhor maneira e o melhor método para aprender e utilizar para esse propósito?

    Grata pela atenção e quaisquer orientações que possa prover.

    briela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, grata pelo contato. Sim é a mesma coisa, pois ambos transcrevem através de sinais tão rápido quanto a fala, desde que haja muito treino por parte do aluno. A melhor maneira é após o conhecimento do método, treinar ouvindo letras de músicas, debates, entre outros. Boa sorte e sucesso!

      Excluir