As figuras apresentadas a seguir são totalmente originais, da apostila que elaborei quando realizei minha mestria.
Para melhor visualização, clicar sobre as imagens.
O alfabeto taquigráfico é dividido em quatro grupos, que compartilho a seguir, observando o sentido (direção) da seta:
Para melhor visualização, clicar sobre as imagens.
O alfabeto taquigráfico é dividido em quatro grupos, que compartilho a seguir, observando o sentido (direção) da seta:
Sinais retos e abertos:
Sinais retos e fechados:
Sinais curvos e abertos:
Sinais curvos e fechados:
Uma viagem ao túnel do tempo, minha irmã! Me fez lembrar das minhas aulas no Técnico de Secretariado.
ResponderExcluirBoa ideia um blogue sobre o assunto! Assim, memorizo o que aprendi há anos...
Beijos
Yolanda
Meu pai sabia e utilizava esta escrita enquanto secretário de uma entidade. Nós não entendíamos absolutamente nada, mas era instigante. Quem sabe aprendo agora, não é? Vou procurar seguir as postagens.
ResponderExcluirAbraço!
Sonia
Obrigada pelos comentários. Com certeza a viagem ao túnel do tempo resgata muita coisa boa que podemos retomar, aprender e compartilhar. Beijos em seus corações!
ResponderExcluirOlá! Estou inciando um Curso de Taquigrafia ( autodidactamente pelo Sistema Samuel Taylor), porém é desanimador verificar a variedade de métodos existentes. Qual serei o mais recomenado pra Concurso Público? Qual o mais difundido? Gostaria de manter contato se possível. Ok? Abs!
ResponderExcluirPerdão a demora, estava afastada deste blog. Qualquer método pode ser utilizado, desde que haja muito treinamento. Boa sorte e sucesso!
ExcluirOlá,Gostaria de aprender sobre o método para utilização em anotações acadêmicas e palestras em geral. Há muitos anos, em um curso de secretariado, aprendi estenografia. é a mesma coisa? Qual seria a melhor maneira e o melhor método para aprender e utilizar para esse propósito?
ResponderExcluirGrata pela atenção e quaisquer orientações que possa prover.
briela
Olá, grata pelo contato. Sim é a mesma coisa, pois ambos transcrevem através de sinais tão rápido quanto a fala, desde que haja muito treino por parte do aluno. A melhor maneira é após o conhecimento do método, treinar ouvindo letras de músicas, debates, entre outros. Boa sorte e sucesso!
Excluir